segunda-feira, 15 de setembro de 2008

HIPERTEXTO

O texto de Moran enfatiza que as possibilidades abertas nos espaços informatizados construcionista faz com que faz com que os alunos suscitam novas pesquisas, novas descobertas e consequentemente buscando ligações com outros conceitos – construindo
- representando o desejo em atingir um novo patamar do conhecimento.
A leitura de embalagens e rótulos à medida em que abarca da caixinha de leite até a internet, busca a construção de conhecimentos, a significação e a reflexão crítica. Nas embalagens e rótulos podemos visualizar símbolos e figuras, ler textos, tabelas e conhecer diferentes abreviaturas e siglas; se bem utilizados pelos educadores servirão como ferramentas importantes para o avanço dos alunos no processo de ampliação dos procedimentos de leitura e escrita verbal e não verbal. Ao analisarmos uma embalagem de leite longa vida ou UHT estamos imersos em muitas informações contidas na mesma como: símbolos da reciclagem , Tetra Pak.Como elementos constituintes na tabela que pode ser encontrada na embalagem de leite temos:carboidratos, gorduras trans, gorduras saturadas, proteínas, fibra alimentar, fósforo e sódio.Temos os ingredientes: leite desnatado, estabilizantes citrato de sódio, tripolifostato de sódio,. E que os mesmos não contém glúten Constatamos que o Ministério da Agricultura e o Ministério da Saúde fiscalizam o produto através do selo do S.I.F. e de advertências respectivamente.As atividade com embalagens permitem fazer conexões com outras áreas do conhecimento. Ao se trabalhar com embalagens, pode-se classificar os produtos por sua origem, discutir processos de industrialização e uso de tecnologias. Outra possibilidade é a conexão com a Matemática, Química, ... As atividades podem estar relacionadas com a educação para o consumo e podem possibilitar estudos temáticos: Alimentanção/ Meio Ambiente/ Saúde.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

www.ig.ufu.br/revista/volume05/artigo04_volvol05.pdf

www.web.ciencia.com/11_00menu.htm

www.cdof.com.br/escola.htm



Marisa Venturini Bertolin,Valmira Ramos,Loeci P.
A Alegria de Aprender

Para viver feliz é preciso ter uma responsabilidade q nos valoriza.Estudar não é para os frouxos,é a profissão das profissões,da qual depende o futuro,pois é pela cultura e na cultura que as pessoas e as nações encontram a melhor qualidade de vida.Quem não se realiza no dever vai tropeçando nas ilusões dos falsos prazeres e das drogas,que jamais preencherão seu vazio interior.
Estude mantendo a seqüencia diária e viva o que aprende,para crescer nas três dimenções da personalidade:saúde,saber e esperitualidade,como fez Jesus modelo do estudante e você assegura um presente de alegrias e um futuro de realizações.

Marisa Venturini Bertolin,Valmira Ramos,Loeci P.